Dentre diversos passeios que fizemos durante esse ano, decidimos destacar aqui a 37ª Expoflora, tradicional festa das flores que ocorreu em Holambra, região metropolitana de Campinas. Vamos destacar também algumas curiosidades sobre Holambra, que por si só também é uma região turística e extremamente rica de intercâmbios culturais.

A região de Holambra fica a 131km de São Paulo e atualmente é o lar de uma grande comunidade neerlandesa que emigraram da Holanda em virtude dos acontecimentos caudados pela Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o governo incentivou a imigração de seu povo para alguns países, e o Brasil permitiu que eles viessem em grandes grupos. Com o tempo, as pessoas se firmavam em fazendas e tinham como objetivo produzir leites e laticínios. Uma década depois, o grupo também ficou bastante conhecido pela produção e ornamentação de flores e plantas. A arquitetura da cidade é bem característica à do país de origem, com casinhas coloridas e um gigante moinho que tira água. As casas por sinal, mantém esse estilo pois enquanto os moradores conservam hábitos antigos, garantem desconto no IPTU. A região é bastante conhecida por sua qualidade de vida. Os muros baixos e a presença de apenas 1 sinal de transito  refletem o estilo de vida europeu em pleno Brasil.

 

 

A edição do ExpoFlora desse ano ocorreu 24 de Agosto e celebrou os 70 anos da imigração holandesa no Brasil. O complexo em si é extremamente grande e abriga uma boa parte de restaures, lojas, barraquinhas, um mini parque de diversões e um pequeno zoológico anexado, uma praça de alimentação, um palco além das salas para exposições das flores. Dentre os restaurantes é possível encontrar para todos os gostos, como fast foods e comidas típicas holandesas. A confeitaria holandesa também é ponto alto da festa pra quem deseja provar doces diferentes.

A parte de exposição consegue ser bastante diversa. Variedades de flores e plantas são o ponto alto da festa, todas ornamentadas de maneiras diferentes e decorando seu próprio de acordo com uma identidade própria. As plantas e flores são todas cultivadas em Holambra. Decoração e Paisagismo também fazem parte da exposições com espaços designados a montagem de espaços decorados com sugestões de flores e plantas. As flores compõe grande parte do artesanato e decoração do local.

A festa tem fim com uma apresentação de grupos musicais e de dança holandesa que levam até o ápice da festa, a “Chuva de Pétalas”. A chuva consiste com cerca de 150 quilos de pétalas que caem sobre o público no final do evento. Nessa parte, as pessoas que conseguires pega uma pétala no ar podem fazer um pedido.

Você pode curtir fotos do evento na nossa página no Instagram: @megaviajante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s