20181124_144203O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é atualmente o ponto principal pra quem deseja aproveitar parte da música, dança, comida e artesanato típicos da cultura do Nordeste. Até 2003, a Feira Nordestina acontecia apenas no estacionamento do grande pavilhão sem vigas que até então concebia a Exposição de Industria e Comércio durante o governo de Juscelino Kubitschek. Antes de receber oficialmente a feira, o local foi desocupado e chegou a ser destruído por um vendaval que promoveu uma reestruturação do lugar.

 

Atualmente, no espaço de 156.000m² funcionam centenas de barracas e lojas com produtos artesanais temáticos do norte e nordeste brasileiro. A feira atrai todos o meses cerca de trezentas mil pessoas, dentre elas, muitos nordestinos que vivem há muito tempo no Rio de Janeiro e encontram no local um pedaço de sua terra natal. A música é um dos pontos altos do local, o som predominante é o forró mas é possível aproveitar diversos outros ritmos como xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu entre outros sons típicos. Musicalmente, o espaço abre espaço para diversos grupos e cantores locais que se apresentam periodicamente em dois grandes palcos distribuídos em extremos diferentes do espaço.

Outro ponto marcante é a comida típica das variadas barraquinhas dispostas pelos corredores. Entre da culinária do lugar podemos encontrar doces típicos, frutos do mar secos, farinhas, bebidas típicas, tapioca, diversos tipos de queijos, doce de leite, manteiga de garrafa aipim. Nos restaurantes é possível pedir diversas opções regionais, como o  incrível baião de dois. Alguns bares e restaurantes também dispõe de Karaokês, promovendo o divertimentos com base em todos os estilos musicais.

Pra finalizar, as variadas barraquinhas e lojinhas de presentes possuem diversas opções de lembretes, indo de chaveiros, fitinhas, enfeites para casa – todos temáticos com figuras conhecidas do nordeste – até roupas, chapéus, tecidos e brinquedos. É possível também encontrar à venda literaturas  de cordéis e CDs de pequenos músicos que muitas vezes se apresentam em alguns pequenos espaços dedicados à essas apresentações.

A Feira de São Cristóvão funciona de terça à quinta: 10h às 18h  (entrada franca) *Exceto feriados​. Nos finais de semana de 10h às 20h (entradas a R$ 5,00)*Possui meia-entrada.

Além disso, o local dispõe de estacionamento com capacidade para 800 veículos.

   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s