IMG_9593.JPG

Perto do fim de nosso diário de viagem, é o momento de visitarmos as Cataratas do Iguaçu, talvez principal destino de viagem e ponto turístico de Foz do Iguaçu. As Cataratas são um conjunto de 275 quedas d’água no Rio Iguaçu dentro dos seus 90 metros de altura. A imensa cachoeira pode ser vista de diferentes ângulos e perspectiva pois parte dela encontra-se na Argentina e a outra no Brasil.

IMG_9551.JPG

No Brasil, a queda d’água encontra-se no Parque Nacional Iguaçu. Criado em 1939, o complexo natural tem a missão de proteger a grandiosa biodiversidade local que incluem algumas flores e animais selvagens (alguns ameaçados de extinção), como Panthera Onca, Puma Concolor e papagaio-de-peito-roxo. O parque possui 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil de floresta natural e foi instituída pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural em 1986.

Mas não pense que se você pretende visitar as Cataratas, que terá que passar por florestas e animais. Assim que você chega ao parque, além de comprar entradas pra ver as cachoeiras, também é possível comprar atividades opcionais que o parque oferece. Por exemplo, se você procura uma experiência mais completa, existe o Passeio de Barco Macuco Safari, que consiste em um passeio de barco pela corredeiras até as cataratas. Outra maneira de possuir uma vista privilegiada é com os voos panorâmicos Helisul, que nada mais é que voos de helicóptero de 10 minutos pelo parque nacional. Além dessas opções existem também alguns passeios de trilhas que permitem explorar mais o parque e a natureza. Sendo assim, assim que você passa pelas catracas, um ônibus de 2 andares te espera, esse ônibus percorre uma pequena estrada tranquila e relaxante que corta a natureza. Partindo da bilheteria, o veículo faz 5 paradas em estações que outros visitantes podem fazer as atividades opcionais. A parada das cataratas é a quarta. A última e que é possível chegar a pé, é onde os visitantes podem comer e comprar lembrancinhas.

IMG_9568.JPG

Chegando na trilha das cataratas os visitantes tem a possibilidade de ter a todo momento uma vista panorâmica por meio de mirantes. A trilha até chegar no ponto principal tem cerca de 1.200 metros de extensão e durante o trajeto provavelmente você terá contato com animais como os Quatis (que tentarão pegar qualquer tipo de comida ou sacola que você esteja). O final da trilha finalmente leva ao principal, a Garganta do Diabo, queda com aproximadamente 90 metros de altura. Nesse ponto é possível ficar bem próximo a queda e até andar por cima da água em uma ponte (Ou seja, prepare-se para se molhar!). Tirar fotos é quase impossível sem os acessórios certos. No própria lojinha do Parque é fácil de comprar capas especiais para celular que permite mexer nele próximo a queda d’água e proteger o celular se não for a prova d’água. Capas de chuva também são vendidas, mas como as Cataratas são é um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, não é difícil encontrar ambulantes na rua que vendam todo o necessário por um preço mais em conta.

IMG_9687.JPG

O lado brasileiro já apresenta uma incrível magnitude de toda a queda, mas para uma experiência ainda mais completa, aconselhamos a todos a irem também no parque do lado argentino (que falaremos em breve aqui). É importante ressaltar que os visitantes devem ficar atentos a todo o momento. Mantenha-se apenas nas trilhas pré-determinadas e junto com seu grupo, não alimente os animais e caso algum deles morder ou arranjar, procure o ambulatório do parque.

Os ingressos são vendidos dentro do horário de 9h da manhã até 17h da tarde. Já o Parque funciona de 08h30 até às 17h30. É aconselhável ir em dia de semana. Existem alguns ônibus na cidade que deixam em frente a entrada do parque, e pra ir embora os ônibus passam geralmente a cada 22 minutos, esse ônibus também passam no aeroporto.

Logo finalizaremos essa diário com as experiências nas Cataratas do lado argentino e todas as informações necessárias.

*Se retirar alguma informação ou fotos, dê os devidos créditos. Valorize o trabalho do próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s