É evidente que muita gente que vai até Foz do Iguaçu, provavelmente tem planos de visitar o Paraguai, destino certo pra quem desejar fazer compras dos mais diversos produtos por um preço mais em conta. Continuando a partir do nosso último post, é possível fazer a travessia da Fronteira entre Foz do Iguaçu até o Paraguai de ônibus, carro ou até mesmo a pé. Os dois países são ligados pela Ponte Internacional da Amizade, outro importante ponto turístico a ser visitado. Planejada para cruzar o Rio Paraná, a construção dessa ponte foi realizada entre das décadas de 1950 e 1960 e possui cerca de 550 metros de extensão.

Antes de chegar na ponte o visitante passa pela alfândega, mas sem nenhuma complicação. Não é necessário apresentar passaporte nem passar por revistas, porém, na volta ao Brasil, cada pessoa pode comprar até U$ 300,00 em produtos, sendo passível de taxação de 50% no valor que exceder a cota. É possível fazer o pagamento na própria Receita Federal localizada na fronteira.

DICA: Chegue cedo! apesar de não ter oficialmente um horário, os estabelecimentos no Paraguai tendem a a abrir por volta as 7h da manhã e fechar às 16h. Sendo assim, o tempo passa rápido enquanto você olha as lojas. Domingo é o dia que quase nada abre e o horário de funcionamento é até 12h

No Paraguai, assim que você chega, pode perceber que existem comércios de todos os tipo (ex: eletrônicos, roupas, cosméticos, acessórios, brinquedos, informática, comida, bebida, roupas, e até cassinos!). É comum passar por grandes lojas de departamentos e shopping centers ou por diversas barraquinhas nas calçadas, mas você sempre encontrará comerciantes dispostos a vender algo. Em quase todos lugares o preço das coisas está em dólar, mas a grande maioria aceita o real, dólar, peso e guaranis paraguaios, além do cartão de crédito internacional (lembrando que sempre existe uma taxa de compras internacionais para cartões). Na hora de pagar, todos os estabelecimentos fazem a conversão pra moeda que você vai pagar, então não existe uma preocupação de ir em casas de câmbio para trocar dinheiro.

DICA 2: Ainda sobre compras, sempre teste os aparelhos eletrônicos que for comprar.  Além disso, acostume-se em ser abordado por vendedores a cada passo. Se for usar o celular, a cobrança de dados pode ser feita contando uso internacional. Por fim, esteja sempre com seu RG ou passaporte.

Em Foz do Iguaçu já é possível ver propaganda de grandes lojas e Shoppings situados no lado Paraguai, como o Shopping China, um tradicional comercio de importados e grandes marcas, o New York Store, que fica do lado do Shopping China e é mais focado em grandes marcas da moda, além da Mona Lisa,  loja que tem de tudo, de eletrônicos a chocolate. Apesar de muitos produtos (principalmente os importados) saírem mais em conta em certas lojas do Paraguai, é aconselhável pesquisar antes e comparar os preços.

Por fim, procure sair do Paraguai um pouco mais cedo, sem a concentração de gente ou trânsito. Existem ônibus internacionais que já te levam para Foz de Iguaçu direto, mas se for voltar andando, o ponto de ônibus mais próximo fica a alguns metros da fronteira e dependendo do horário, passará lotado.

O ideal é se planejar e anotar algumas coisas que você já está interessado em comprar. Separe a quantia de dinheiro para gastar lá e não se arrependa de não ter comprado nada caso vá apenas um dia. Apesar do nosso país vizinho ter uma cultura rica, é provável na parte comercial você encontre o máximo de produtos possíveis e pouco sobre hábitos e o país, por isso se planeje pra conhecer mais sobre o Paraguai em outro momento.

No nosso próximo post, falaremos sobre o Duty Free Shop, outro importante ponto de compras localizado próximo a fronteira da Argentina que também é ponto essencial de muitos visitantes.

 

*Se retirar alguma informação ou fotos, dê os devidos créditos. Valorize o trabalho do próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s