Um dos produtos de maior qualidade nacional são as novelas, desde os anos 50, dias após dia, o brasileiro está acostumado a ligar a TV e se deparar com uma nova história a cada dia. As novelas nacionais são sempre separadas em gênero, época e faixa etária, ou seja, atendem a todos os gostos. Atualmente, o telespectador podem acompanhar as narrativas em diferentes canais da TV aberta. Além disso, é muito comum encontrar também nossos folhetins de tamanha qualidade e atemporais rodando pelo mundo traduzidos em diversos idiomas.

Pra entender melhor, na Rede Globo por exemplo, no horário das 16h é o momento nostalgia em que uma novela antiga é sempre reprisada buscando reascender projetos clássicos e queridos do público. A partir às 17h é exibida Malhação (Young Hearts), totalmente voltada ao público adolescente. No horário das 18h é muito comum encontrar produções de época e com temáticas leves. Às 19h é quase certo se deparar com uma novela recheada de bastante humor e romance. Já o tão aguardado horário das 21h o espectador é sempre levado a produções grandes, com maior liberdade narrativa e uma história impactante – geralmente refletindo alguma questão social – que é sempre motivo de conversas entre as pessoas. As crianças têm sua fatia garantida no SBT que vem adaptando diversos sucessos latinos dos anos noventa pra realidade das crianças do Brasil. Por fim, as produções bíblicas que estão em alta no momento ficam na responsabilidade da Rede Record.

Cumprindo o objetivo de transportar o público para a história, listamos 10 novelas que se passaram ou tiveram uma temática referente a outro país.

Vamos falar sobre Glória Perez…

A autora e vencedora do Emmy, Glória Perez é muito conhecida por retratar o estrangeiro em suas histórias, separamos suas quatro ultimas produções de sucesso:

O Clone (The Clone)

oclone2

Produzida em 2001 essa produção foi eleita uma das melhores 50 novelas de todos os tempos pelo Portal Terra. Ambientada no Marrocos a história trouxa uma inédita questão a ser discutida, a clonagem. Além disso, tratou de temas como dependência química e amor em meio à cultura árabe.

America (America)

VivianeVictoretti

Exibida em 2005, a novela contou a história de Sol, uma brasileira, que com sede de vida e motivada a alcançar seus objetivos, planeja a qualquer custo morar nos Estados Unidos,  mesmo que seja de forma ilegal.

Caminho das Índias (India: A Love Story)

CAMINHO-DAS-INDIAS-HORARIO

Sucesso no ano de 2009 a novela transportou o público direto pra Índia e seus costumes. Ao falar de amores proibidos e tradições, a novela fazia um comparativo com os costumes do Brasil. A tamanha qualidade em sua história e os detalhes retratados sobre a cultura indiana deram a série o Emmy Internacional de melhor novela.

Salve Jorge (Brave Woman)

Jorge01

Exibida no final de 2012, a obra recorre ao tema do tráfico internacional de pessoas ao contar a história de Morena, uma jovem moradora do Complexo do Alemão que é levada a Turquia como parte de uma emboscada que leva jovens ao país na promessa de um trabalho melhor. A novela foi bastante elogiada por tratar de um tema ainda não explorado e teve cenas gravadas na região da Capadócia.

Continuando pela Ásia:

 

Negócio da China (China Business)

negocio_da_china_liu

Escrita por Miguel Falabella, a obra de 2009 acompanhou um roubo milionária que teve início na China e acabou no Brasil. Dentre as locações estão as regiões administrativas da China, Macau e Hong Kong. A história também inovou em abordar cenas de lutas marciais chinesas.

Morde e Assopra (Dinossaurs & Robbots)

morde-e-assopra-gravacoes_f_001

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela que abordava temas relacionados a tecnologia, teve suas primeiras cenas gravadas no Japão, inclusive a obra prestou uma homenagem ao país por conta do terremoto e tsunami  de 2011. Com o propósito de criar uma relação entre passado e futuro, a novela  contava a história de uma paleontóloga que buscava um novo fóssil de dinossauro paralelamente a história de um cientista que criava uma robô/android a imagem de sua falecida esposa.

Voltando para os EUA…

 

Geração Brasil (Now Generation)

todos

Geração Brasil, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira falava principalmente sobre tecnologia. Ao contar a história de um gênio da computação que vem para o Brasil para fazer investimentos na área da informática a novela também aborda o mítico Vale do Silício, na Califórnia, onde estão localizadas diversas empresas de tecnologia.

Última parada: Europa

Belíssima (Belissima)

globo__Bel_ssima-Cl_udia Abreu e Henri Castelli-zpc__gallefull

A novela de 2005, escrita por Sílvio de Abreu abordou temas relacionados com a busca pela beleza em uma sociedade que leva em conta a aparência. A Grécia foi o cartão portal desse folhetim, onde foram gravados diversos capítulos.

Páginas da Vida (Pages of Life)

nova-gente-51735-noticia-lembra-se-da-nanda-de-paginas-da-vida-nao-vai-acreditar-na-mulher-sensual_4

Tendo como objetivo a discussão sobre a síndrome de Down a novela de escrita por Manoel Carlos e exibida em 2006 teve cenas gravadas em Amsterdam, na Holanda. Durante suas três fases a trama discutia temas como aceitação, preconceito e conflitos familiares.

Passione

30105834

Exibida em 2009 e escrita por Silvio de Abreu, Passione se dividiu em Brasil e Itália para contar a história de um filho que é separado de sua família. Apesar de existirem tramas paralelas, todas as histórias estão ligadas a essa mãe que tempos depois descobre que seu filho está vivo.  Grande parte da novela foi gravada antecipadamente na Itália.

 

*** Não retire nenhuma informação sem dar os devidos créditos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s