NAM JUNE PAIK: EXPOSIÇÃO DO ARTISTA SUL-COREANO NO RIO DE JANEIRO.

O Oi Futuro do Flamengo recebe de 27 de Junho até 27 de Agosto a exposição do artista sul-coreano Nam June Paik (1932-2006), precursor do movimento artístico que mistura tecnologia e arte. Ao todo serão expostas 15 obras selecionadas que levam até o observador uma combinação de videografismo, esculturas, objetos cotidianas e som.  Já prevendo a influência digital moderna, Paik experimenta em suas obras o uso da videoarte e do mundo real com novas significações e durante sua trajetória trabalhou com importantes figuras do meio das artes plásticas, como o pintor surrealista Salvador Dalí.

Além de ser conhecido por sua criatividade de fazer essas adaptações tecnológicas, Paik também foi bastante polêmico em certas ocasiões. Em 1998, em meio ao diversos escândalos sexuais envolvendo Bill Clinton e sua então estagiária Monica Lewinsky, Paik resolveu abaixar suas calçar na frente do então presidente durante um jantar presidencial. Tal fato aconteceu, pois o artista resolveu fazer uma crítica política ao presidente, que na época estava envolvido nesse que foi um dos casos de assédio de maior visibilidade mundial.

Em 1996 o artista foi homenageado na 11º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, realizado no SESC Pompeia, em São Paulo. Na ocasião, o artista preparou uma reedição de sua obra “TV MOON“. Em 2016, em comemoração aos 10 anos do falecimento do artista, os museus Museu de Artes de Seul e Museu de Arte Gansong eo Dongdaemun Projeto Plaza (DDP) localizados na Coreia do Sul, também realizaram exposições especiais sobre o artista.

Algumas de suas criações:

Camara BR CH

Vídeo do artista com Bill Clinton:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s