Depois do Japão e da Coreia presentes no Rio de Janeiro, chegou a hora de falar sobre a China. Os chineses foram uns dos primeiros povos imigrantes a chegar ao Brasil, e apesar de criar uma colônia forte em São Paulo, seu primeiro destino foi aqui no Rio de Janeiro.  Esses primeiros imigrantes chegaram ao Brasil no século XIX direto de uma embarcação vinda de Macau (região administrativa da China também colonizada por Portugal). Tudo isso foi planejado, pois o governo da época queria que o Brasil começasse com uma tradição de cultivo de chá, que seria trazido em forma de mudas e sementes pelos com os chineses de Macau.  Com o tempo essa produção de chá foi fracassando e os chineses que iam conseguindo seus registros oficiais começaram a se estabilizar no Brasil e montar negócios próprios que exigissem pouco capital (vide as pastelarias que existem atualmente). Segundo o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, estima-se que existam cerca de sete mil chineses, chineses naturalizados e descendentes aqui no Rio. Listamos pra vocês alguns pontos interessantes pra você que é fã da cultura chinesa pode ter acesso aqui no Rio:

Vista Chinesa

imagem-vista-chinesa-rjPhoto by: © Ricardo Junior / http://www.ricardojuniorfotografias.com.br / http://www.guiaviagensbrasil.com

A famosa Vista Chinesa é um mirante em estilo Chinês localizado na Floresta da Tijuca. O monumento foi construído entre 1903 em forma de homenagear os chineses que trouxeram o cultivo de chá para o Brasil. Esse cartão postal possui uma vista privilegiada que pega pontos como o Cristo Redentor, Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Pra quem quiser, o melhor caminho é indo pelo Jardim Botânico, mas a caminhada pode ser extensa. É possível também chegar de carro ao local. Não tem custo pra visitar o monumento e o visitante que quiser aproveitar a área do Parque da Tijuca também encontra cachoeiras e grutas na região.

Endereço: Estr. Dona Castorina, 1294 – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ

 

Consulado

Consulado

Photo by: http://riodejaneiro.chineseconsulate.org/pot/

O Consulado Geral da República da China no Rio de Janeiro foi inaugurado em 15 de Junho de 1992 pelo então primeiro Ministro da China, Sr. Li Peng.  Além de atender o Rio de Janeiro o local abrange os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Além de realizar atividades ligadas a solicitação de visto o local também mantém um portal sobre Intercâmbio Econômico Comercial  com notícias sobre a China e ofertas comerciais de empresas do países interessadas em parcerias com companhias brasileiras.

Endereço: RUA MUNIZ BARRETO, 715-BOTAFOGO, RJ, BRASIL

Horários: Segunda a Sexta: 9:00-12:00

 

Ano Novo Chinês

ano_novo_chines_na_lapaPhoto By: https://riodegraca.com/2017/01/19/ano-novo-chines-sera-comemorado-com-festa-na-lapa/

Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro o Ano Novo Chinês aconteceu do dia 27 a 29 de Janeiro de 2017 no Bairro da Lapa no Centro do Rio. A celebração que acontece anualmente em São Paulo foi promovida pela Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro e foi de forma pública e gratuita para todos os públicos. Durante os três dias o evento contou com música, dança, artes marciais entre outras atividades que celebravam o ano do galo no calendário chinês. Ainda não se sabe se o evento se tornará anual como já acontece com o Festival Japonês do Aterro todo ano mas a novidade recebeu um ótimo feedback da grande parte de chineses que vive no Rio e pode ter mais contato com sua cultura.

Restaurantes

chon-kou
Entrada Restaurante Chon Kou. Photo By: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303506-d2651012-i128907859-Chon_Kou-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html

No quesito de comida o Rio não fica atrás das outras cidades. Por conta da grande população vinda da China existem diversas opções de locais onde se pode apreciar um cardápio totalmente oriental. Inclusive muitos restaurantes conceituados de comida chinesa são frequentados pelos próprios chineses por conta de sua qualidade e tradição.  O site de viagens TripAdvisor fez uma lista com os 10 melhores restaurantes chineses do Rio de Janeiro avaliados no site, confiram:

Site:https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g303506-c11-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Cursos de Mandarim

shil_photo

Atualmente o Mandarim (língua chinesa) é uma das línguas mais faladas no mundo, mas a própria China possui uma imensa riqueza linguística possuindo também idiomas falados em alguns locais de sua imensa região (Como o Cantonês e o Taiwanês). Mas aqui do Rio? É difícil? E o nosso acesso ao idioma? A resposta é: Quase tão fácil quando encontrar um curso de Inglês.

Com a popularização da sua cultura e a demanda de se diferenciar no mercado de trabalho, diversas pessoas procurar estudar o idioma da China pelo Brasil. Aqui no Rio temos diversos cursos que oferecem cursos para diferentes níveis e até para chineses que queiram estudar Português. Listamos algumas opções pra vocês do Rio que ainda têm dúvidas sobre por onde começar a estudar. Basta clicar na imagem que você será redirecionado a página oficial deles:

Oi China:

Oi ChinaPhoto By: oichina.com.br

 

Centro Cultural China – Brasil (Yuan Aiping):

YuanPhoto By: acebook.com/aprendamandarim/

 

Xiao Mandarim:

Curso XiaoPhoto by: xiaomandarim.com

 

Câmara Brasil China:

Camara BR CHPhoto By: camarabrasilchina.com.br

 

PUC – RIO:

Chinês PUCPhoto By: cce.puc-rio.br

 

Curso Wizard:

WIZARDPhoto By: wizard.com.br

 

Curso SKILL:

SKILLPhoto By: http: skill.com.br

 

Capa:

Photo by 金金 陶 on Unsplash

Fontes:

https://oestrangeiro.org/2012/04/12/chineses-no-rio-de-janeiro/http://www.essemundoenosso.com.br/vista-chinesa/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s