Poucos cariocas conhecem, mas no Estado do Rio de Janeiro situa-se uma charmosa cidade chamada Conservatória, muito conhecida por suas tradicionais serenatas.

Conservatória é atualmente um Distrito de Valença no Estado do Rio de Janeiro. O local era um importante caminho de passagem para a ferrovia que vinha trazendo café de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, de onde seguia para outras cidades do país. Durante o ciclo de café a cidade também abrigou mais de 100 fazendas de café que utilizavam principalmente mão de obra escrava. Atualmente as fazendas já não produzem mais café, algumas acabaram virando pousadas ou centros de acervos históricos.

IMG_0453Praça de Conservatória. Photo By: Rodrigo Nakasato

No final do século XIX a cidade ganhou destaque por outro motivo, as tradicionais serenatas ao ar livre. Conta-se uma história de que um professor de música chamado Andreas Schmit, em uma noite, atraiu espectadores enquanto tocava seu violino na praça da cidade. Até hoje a tradição é conservada, e as sextas e sábados à noite os seresteiros (músicos) dão a volta na cidade cantando pelas ruas. Além disso, nas manhãs de domingo as serestas são realizadas em locais fechados.

IMG_0446Evento de Serenata na praça principal. Photo By: Rodrigo Nakasato.

A cidade possui diversos pontos importantes. Destacamos alguns lugares chave nesse passeio:

Igreja Matriz de Santo Antonio

IMG_0447Igreja Matriz de Santo Antonio. Photo By: Rodrigo Nakasato.

Construída em 1803, é a principal igreja da cidade. E utilizada para celebração de cultos católicos e da Festa de Santo Antônio, em julho.

Túnel Que Chora

Conservatória-Túnel-que-Chora

Photo: Divulgação. Disponível em: http://lugaresepasseios.com.br/conheca-conservatoria-rj-em-12-passeios-deliciosos/

Possuindo 100 metros de extensão, o túnel foi construídos por escravos  para a travessia do trem. Possui esse nome em função das gotas vindas da nascente sobre ele chamada Fonte da Saudade.

Maria Fumaça

IMG_0413Maria Fumaça. Photo By: Rodrigo Nakasato

Uma antiga locomotiva que está preservada na entrada da cidade e é também principal ponto turístico do local. A locomotiva foi fabricada na Filadélfia, EUA, em 1910 e mede 6 metros de comprimento.

Ponte dos Arcos

IMG_0474Ponte dos Arcos. Photo By: Rodrigo Nakasato.

A ponte dos arcos foi construída para dar passagem a Estrada de Ferro Isabel. A ponte foi construída pelos escravos com a utilização de óleo de baleia na liga das pedras. A ponte se manteve em uso até 1963, quando foram recolhidos os trilhos que passavam pelo local. Reza a lenda que as redondezas da ponte são assombradas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s