A Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebeu até o dia 18 de Julho a 60° edição da exposição World Press Photo que expôs diversas fotografias premiadas no concurso internacional de captura de imagens promovida pela própria fundação World Press Photo.  Anualmente a Caixa Cultural recebe essa exposição que contou esse ano com 82.951 fotografias inscritas por 5.775 fotógrafos de 128 países. Ao longo da exposição foi possível ver imagens vencedoras de categorias como “Vida Cotidiana”, “Notícias”, “Natureza” e “Pessoas”, entre outras.

m2aj3s1qzzvayrcapet2Assassinato na Turquia. Photo By: Burhan Ozbilici (Foto do ano)

A fotografia vencedora desse ano foi feita por Burhan Ozbilici, da Turquia que registrou o assassinato do embaixador russo Andrey Karlov pelas mãos Merluv Met, um policial turco fora de serviço. O assassinado aconteceu durante um discurso do embaixador em uma galeria de arte em  19 de Dezembro de 2016. Rússia e Turquia ficaram em lados opostos durante a Guerra Civil na Síria e assim que matou o embaixador Merluv disse que para que não se esquecessem de Alepo [cidade no norte da Síria bastante afetada pela guerra].

Além disso, a exposição também contou com importantíssimas fotos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil. O alemão Peter Bauza registrou o cotidiano de moradores no ‘Jambalaia’, um conjunto de prédios residenciais inacabados localizados em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. O primeiro lugar na categoria “Natureza” ficou por conta do espanhol Francis Peréz que fotografou uma tartaruga marinha presa a uma rede de pesca abandonada.

dp9nbzpa2cptsjpkfwycJovem Manoela, moradora do Jambalaia. Photo By: Peter Bauza
qp7umq5mkatmvamycladTartaruga presa. Photo By: Francis Peréz

O World Press Photo tem como objetivo promover um maior conhecimento sobre o que acontece no mundo através do fotojornalismo atual. Pra quem quiser ver todas as fotos expostas na exposição desse ano (e dos anteriores) pode conferir por meio do site oficial: https://www.worldpressphoto.org/collection/photo/2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s