Não é de hoje que a popularidade de países como o Japão, a China e a Coreia é grande no nosso Brasil, e se percebemos, cada cidade possui algum espaço exclusivo para as referencias asiáticas desses países. Seja por meio de um monumento, um curso ou um restaurante, não é difícil de se conectar com alguns desses países em qualquer lugar que você esteja. Se percebermos, a cultural do Japão é extremamente presente no Brasil. Isso é devido o Brasil ter a maior população de origem japonesa fora do Japão. É por isso que listamos alguns pontos culturais do Japão no Rio de Janeiro e como essa tendência de intercâmbio cultural só tende a crescer.

Associação Nikkei do Rio de Janeiro:

nikkeiPhoto by Associação Nikkei do Rio de Janeiro: http://www.nikkeirj.com.br/index.asp?pg=perfil.asp

 

Essa associação é o principal ponto de referência aos nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior) no Rio de Janeiro.  Fundada em 15 de Julho de 1972, o local atualmente promove intercâmbios culturais por meio de diversas atividades. Pra quem deseja imergir profundamente na cultura japonesa, é possível fazer aula de Aikido (arte marcial japonesa), culinária japonesa, origami (arte japonesa que consiste na dobradura do papel criando representações de seres ou objetos), taiko (instrumento de percussão parecido com o tambor originário do folclore japonês), entre muitos outros.

Quem tem interesse também pode se matricular na Escola Modelo de Língua Japonesa que atende a adultos e crianças de diversos níveis e aprimora o aprendizado do idioma. Fora isso, o lugar é bastante conhecido por realizar seus eventos temáticos abertos ao público e aos associados. Entre os mais conhecidos estão a “Noite do Japão”, “Miss Nikkei” e a “Festa Junina”.

Endereços e Contatos:

Telefones: (21)2556-9010

Tele Fax (21)2558-5991

Endereço: Rua Cosme Velho, 1166

Cosme Velho – Rio de Janeiro – RJ

Site: http://www.nikkeirj.com.br/

Pavilhão Japonês:

76888833Pavilhão Japonês, by A. E. Reidy / Photo by site: http://mapio.net/pic/p-16244136/

 

O Pavilhão Japonês é um prédio modernista inspirado na arquitetura tradicional japonesa.  O Pavilhão se localiza no Aterro do Flamengo, grande complexo de lazer que se estende do Aeroporto Santo Dumont, no Centro do Rio até o início da Praia de Botafogo, na Zona Sul. A construção fica no “Parque do Flamengo”, área de lazer que se localiza na altura da Rua Correa Dutra.

Desde 2002, todo ano, por volta do mês de Agosto é realizado o “Festival do Japão” ou “Noite do Japão”, uma celebração que conta com uma programação cheia de tradição e cultura. Durante a festa é possível experimentar comidas típicas como temaki, takoyaki, harumaki e tempura e participar de oficinas de origami e escrita japonesa nas diversas barraquinhas que ficam em torno do Pavilhão. Além disso, acontecem apresentação de danças típicas, taiko e canto. É possível também ver concursos de cosplay e show de j-rock. A celebração é realizada por meio das entidades japonesas RENMEI, ICBJ, NIKKEI e CÂMARA JAPONESA, com apoio do Consulado Geral do Japão e da Prefeitura do Rio de Janeiro – RIOTUR. No sábado, a festa acontece das 17 às 23h e no domingo, das 10h às 18h.

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

consulPhoto by: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/

mapaGoogle Maps: Consulado Geral do Japão

 

Pra quem deseja ir para o Japão, seja a trabalho ou a passeio, o consulado do Japão no Rio de Janeiro pode ajudar bastante. Lidando com a parte mais burocrática, o local auxilia o viajante na hora de tirar o visto com todas as informações atualizadas sobre a legislação japonesas. Além disso, em sua página oficial, o consulado disponibiliza os formulários necessários caso a pessoa precise pedir o visto por conta própria ou alguma empresa esteja solicitando a entrada do funcionário no país. Os documentos podem ser baixados em português e japonês dependendo da situação. O prédio também disponibiliza uma biblioteca aberta ao público com cerca de 3.200 livros em japonês, português e inglês que podem ser consultados apenas no local. Além disso, é possível ter acesso a folhetos sobre universidades japonesas, dicionários, enciclopédias e livros sobre história e política japonesa.  Atualmente o consulado funciona de segunda a sexta-feira, nos horários de:  09h – 12h/ 14h – 17h

Servindo como departamento do Consulado Geral existe o Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Com o objetivo de divulgar a cultura do Japão no Brasil o local realiza diversos eventos culturais internos e externos, como exposições em museus e espaços culturais, e exibições de filmes e vídeos em salas de projeções em todo o Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Endereços e Contatos:

Consulado Geral do Japão

Praia do Flamengo, 200-10 andar, 22210-901, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tel: (55-21) 3461-9595

Fax: (55-21) 3235-2241

Site:  http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html

Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 – Sala 1403 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

20030-021

Tel: (55-21) 2240-2383

Fax:(55-21) 2220-7744

 E-mails:
Informações Culturais –  cultural@ri.mofa.go.jp

Informações sobre Bolsas de Estudo – bolsa@ri.mofa.go.jp

 

Jardim Japonês

jardim-japones-foto-ricardo-zerrener-riotur

Photo by: Ricardo Zerrener/Riotur / Disponível em: http://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/jardim-botanico-7/

Pra finalizar, localizado no Jardim Botânico, uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira encontra-se o Jardim Japonês. Criado em 1935, o local recebeu uma doação de cerca de 70 tipos de plantas típicas do Japão. Em 1995 o espaço foi reinaugurado por ocasião da visita da Princesa Sayako, filha do imperador do Japão. O recanto oferece aos visitantes uma vasta variedade de bonsais, bambus, flor de lótus e cerejeiras. Além de dois lagos habitados por carpas.

Endereço e contatos:

Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22460-030

Horários: Terça a Domingo: 8h – 17h / Segundas: 12h – 17h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s