Inaugurada em 1968, a tradicional feirinha localizada na Praça General Osório comercializa peças artesanais e obras de arte todos os domingos. Atendendo a todo tipo de público, o espaço recebe pessoas a procura de peças clássicas e inovadoras que sejam autorais, além de turistas que buscam belos suvenires que possam servir de belas recordações. O horário de funcionamento é das 07h00min às 19h00min.

FeiraHippieIpanema-1l (1)

Photo by: anjči / link: https://www.flickr.com/photos/9899582@N05

Atualmente a feira possui 900 pontos de exposições que se estendem ao longo da praça e oferecem a quem passa uma imensa variedade de produtos, como artesanato brasileiro, bijuterias, bordados em roupas e acessórios, pinturas em tela e objetos de decoração. Além disso, o local é conhecido por reunir em um ponto só pessoas de diferentes nacionalidades que se encantam pelos produtos vendidos e a simpatia dos expositores que modernizam e atualizam suas obras a cada semana. A Feirinha já faz parte do roteiro turístico cultural da cidade e sua criação motivou a prefeitura a criar a estação de metrô General Osório.

Mudança de identidade

As feiras do Rio de Janeiro ultrapassam gerações e atualmente elas e encontram em mais de 70 de bairros do Rio e do subúrbio. Inicialmente com uma base mais artística as feiras livres foram mudando de identidade para poder atender as principais demandas. Entre as maiores feiras que tiveram expansões se encontram a Feira de São Cristóvão e a de Madureira que atualmente já fazem parte de pontos turísticos obrigatórios de qualquer visitante. Apesar de sua enorme credibilidade e peso cultural, as feirinha têm sofrido pequenas mudanças com a chegada de novos expositores, principalmente vindos da Ásia e com o forte poder de abaixar os preços dos novos produtos. Com o fácil acesso no aluguel de barracas, houve um aumento no comércio de produtos industrializados e fabricados na China. Com a falta de fiscalização os expositores antigos temem que a feirinha se torne uma espécie de mercado irregular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s